Alan Watts - Music and Life

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Actividades Desportivas



Infelizmente, no nosso adorado país, Portugal, desporto é sinónimo de Futebol, Futesal ou outros cujo radical seja Fute.

Portanto, sempre que alguém utilize a palavra "desporto" num diálogo em território português ou com um nativo do mesmo, ouvirá algo relacionado como "foi fora de jogo" ou "era penalty". E o mais engraçado é o facto de o mesmo diálogo não ter absolutamente nada a haver com aspectos técnicos ou tácticos desta mesma modalidade.

Algures a meio do mês de Novembro deste mesmo ano, tive o previlégio de poder ajudar uma grande amiga e ex-treinadora de Basquetebol numa pequena divulgação por diversas Escolas Primárias e Ensino Básico no intuito de promover a actividade física nos nossos jovens.

(Agora vem a melhor parte...)

Como devem saber, para este tipo de iniciativas é necessária a autorização das Escolas escolhidas/envolvidas.
Logo, o nosso grupo de trabalho, elaborou uma proposta e respectivo plano funcional para entregar nas próprias.

Qual é o meu (inocente) espanto quando uma das respostas dadas é a seguinte: "Os alunos têm demasiadas actividades extra-curriculares".
Passo a nomear estas:
- Aulas de Inlgês;
- Trabalhos Manuais;
- Informática.

O que sugere que as próprias escolas não incentivam à prática desportiva e desaprovam quem o faz...

Nem as escolas e tão pouco os pais dos meninos e meninas. A reacção de um encarregado de educação perante ao pedido entusiasta do seu educando de se juntar a um grupo desportivo para praticar a modalidade pretendida é surreal "agora a mãe não pode, vai perguntar ao pai", "vai perguntar à tua mãe, agora estou ocupado", para não ser grosseira como 90% dos pais portugueses.

Isto é simplesmente ridículo... A taxa de obesidade infantil no nosso país tem vindo a aumentar a um ritmo estonteante e niguém quer saber!

Passo então a abordar o seguinte ponto da questão.
Existem concerteza jovens praticantes de várias modalidades (maioritariamente o Futebol como era de se esperar).
Embora estes se encontrem em clubes e afins não quer necessariamente dizer que os pais autorizem ou queiram saber.
Antes pelo contrário...

Não quero com isto dizer que os pais têm os filhos e depois se estão nas "tintas" para eles (ou talvez seja parte disso, sim...), quero apenas fazer notar que a situação laboral actual do nosso país não é propriamente favorável às relações familiares. E diz o nosso querido Presidente da República "O que é preciso para que nasçam mais crianças em Portugal?!", muito simples... arranjem forma de fazer com que os pais consigam estar tempo suficiente juntos num local minimamente privado para o poderem fazer... Como é que se arranja este tempo?! Também tenho resposta para isso: Menos horas laborais e um vencimento superior no final do mês!! Simples não é Sr. Presidente?!

Ena... no que o desporto deu...!
Pois... Desporto é simplesmente Desporto... mas não é assim tão simples...!
O desporto é das formas mais antigas de integração social... Não serve unicamente para formar jogadores ou para perder aqueles quilinhos extra que fazem com que a nossa barriga fique meio fora das calças... Serve também, e essencialmente, para formar as nossas crianças em jovens, e mais tarde adultos, como seres sociais e civilizados, preparados para enfrentar o que a vida lhes reserva.

Sem comentários: